Sondar
a linguagem das trevas
dormir
na neve dos limites
atravessar
flores distraídas

Decifrar
numa pedra fria
letras a arder
entrar
em comboios remotos
no olho gigante
das estações do fim do inundo

Ser
um sinal
lançado ao acaso na noite
deixar
noutra boca
o gosto de uma ausência

Temos tão pouco tempo
tão pouco sonho
tão pouco

Ernesto Sampaio, Poesia
Cuidado com a tua dor
É um pássaro que canta
Só para ti
E lá fora o mundo inteiro é surdo

Jila Mossaed (1948)
Protege-nos e guarda o que fomos.
O que nunca ninguém encontrará:
tectos onde deixámos olhares de dor,
vozes que ficaram, caladas, nas paredes.
A casa organiza o futuro esquecimento.
De súbito, uma corrente de ar e uma porta
fechando-se com uma pancada seca, como um aviso.
Somos cada uma a sua casa, a que para si ergueu.
E que no fim fica vazia.

Joan Margarit, em Animal de Bosque
quando nos sentamos juntos, as palavras que dizemos fundem-nos um no outro.

Virginia Woolf, em As ondas 
Mas a solidão é que é sempre considerada um castigo:
Assusta tanta gente. E, no entanto, o monstro
está na multidão

Joan Margarit, em Animal de Bosque
basta-me saber que em teoria tu me podes ouvir mesmo que na realidade não ouças não preciso de mais, basta sentir-te aí ao alcance da minha voz e se for preciso para o que der e vier. 

Samuel Beckett, em Dias Felizes

As canções da Terra (2013), produzido por Wim Wenders e Liv Ullmann
Esperar ou vir esperar
querer ou vir querer-te
vou perdendo a noção desta subtileza.
Aqui chegado até eu venho ver se me apareço
e o fato com que virei preocupa-me, pois chove miudinho
Muita vez vim esperar-te e não houve chegada
De outras, esperei-me eu e não apareci

embora bem procurado entre os mais que passavam.
Se algum de nós vier hoje é já bastante
como comboio e como subtileza
Que dê o nome e espere. Talvez apareça.

Mário Cesariny, no poema «estação».
Long ago, I was wounded. I lived
to revenge myself
against my father, not
for what he was—
for what I was: from the beginning of time,
in childhood, I thought
that pain meant
I was not loved.
It meant I loved.

Louise Glück, em Ararate.

In terms of this reciprocal creative dynamic, does she offer advice on song lyrics?

Not directly. She doesn't sit down and write the lyrics to a song with me, because there is no room in the process for her, or anyone else (...)
But I think, ultimately, my songs are gifts to her and I think her dresses are gifts to me. We are both waving to each other, through our work.

Nick Cave, em "Faith, Hope and Carnage"